hoje irei falar sobre minha maior paixão ...
Não deixa de ser curioso o fato de que após milhares de produtos licenciados, vendidos e exportados para todo o planeta grande parte dos fãs de Pokémon não sabem que o inicio de tudo se deu em um video-game meio despretensioso para o console portátil Game Boy da Nintendo,no ano de 1996.
O Criador
Seguindo um caminho contráditorio as normas estabelecidas pela sociedade nipônica, Satoshi Tajiri, futuro criador dos Pokémons não quis entrar na faculdade e passava a maior parte do seu tempo em fliperamas. Recusava os empregos que seu pai lhe arrumava, acabou fazendo um curso tecnico de dois anos, quase na mesma época que Bill Gates largava a universidade de Harvard para se dedicar a Microsoft.
No inicio da década de 1980 antes de completar vinte anos, Tajiri resolveu criar um fanzine (doujinshi) sobre os video-games que ele mais gostava nos arcades.dentre seus jogos preferidos estão Space Invaders, Pac-Man, Donkey Kong(primeira criação de Shigeru Myiamoto), dentre outros..
O seu fanzine rendeu 10 mil exemplares.
Em 1989 o jogo Quinty para Famicom, atraves da agora GameFreak e em associação com a Namco (criadora de jogos como Pac-Man e Galaga) Quinty, um jogo com variações de apenas uma tela, tem longíqua semelhança com Bomberman e obteve um relativo sucesso, sendo inclusive lançado nos EUA pela Hudson Soft com o nome de Mendel Palace.
Em 1989 a Nintendo lançou o Game Boy e até hoje é o console mais vendido de todos os tempos, ultrapassando a marca de 120 milhões de unidades, e junto com a primeira versão a Nintendo oferecia um dos jogos mais viciantes da historia, Tetris, e com isso conquistava um amplo mercado de consumidores.
Com a utilização de um cabo era possivel a troca de dados entre Game Boys, foi então que Taijiri, ao olhar para esse cabo imaginou diversos insetos de um lado para o outro alcançando os Game Boys. A ídeia de Pokémon começava a tomar vida.
Taijiri lembrou de seus tempos de criança onde era chamado de Dr. inseto, pois saía pelas ruas atras de besouros e outros bichinhos do tipo, colocando a mão em fundo de rios e poças de lama.
È interessante lembrarmos que foi atráves de experiências parecidas que Shingeru Myiamoto teve a ideia de criar The legend of Zelda, ao tambem se lembrar de sua infância quando explorava cavernas e pequenas florestas.
Tajiri então começou a esboçar que a ideia do jogo seria coletar diversas criaturas destintas, e que esse jogo deveria usar de forma inteligente o cabo do Game Boy. Ao levar a sua ideia a Nintendo, com Sugimori tendo desenhado todas as criaturas, acabou recebendo luz verde para criar o jogo, com o nome provisório de capsule Monsters.
o jogo esteve em desenvolvimento cinco anos, um periodo bem longo, e teve o nome alterado para Pocket Monsters. A empreza GameFreak passou diversas dificuldades, ate falta de dinheiro, O proprio Game Boy estava em declínio. em 27 de fevereiro de 1996, duas versões do jogo, Red e Green são lançados no Japão junto com uma série semanal da revista infantil Koro Koro Comic. No mangá a mascote original era o Clefairy.
A história do jogo gira em torno de um menino que vive em um mundo onde os jovens saem de casa cedo para se tornarem treinadores Pokémon. Otreinador deve capturar o maximo de Pokémons e coloca-los para lutar contra outros Pokémons de outros treinadores. A mecânia utilizada é a de um RPG aonde as criaturinhas iam evoluindo e ganhando experiência a cada batalha, aumentando a força e prestígio de seu treinador que ganhava insígnias (medalhas) para provar suas habilidades.
Bom gente o texto ficou super grande mas vale a pena saber!
E ainda tenho mais curiosidades e informações sobre Pokémon se quiserem posto mais !
Sayonara minna-san!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário